Manifesto Anti-Manicomial

Deserdados


Venho através desta. contar-lhes algo que talvez, nos próximos dias, sem dadas definidas, tome mais um pouco do meu tempo.

Aos que não sabem, faço parte de um movimento antimanicômial, que visa denunciar entre outras coisas, as aberrações que não são divulgadas por nenhum veículo de comunicaçào.

Porém contamos com coragem de um homem, autor do livro " O canto dos malditos"e tema do filme 'Bicho de Sete cabeças" ( recomendáveis) , seu nome é Astregésilio Carrano Bueno é curitibano , e escreveu o livro nos meados dos anos 70, hoje morador da cidade do Rio de Janeiro.

Este movimento se porpõe mostrar o que se passa por atrás das paredes dos manicônios, especialmente os estaduais, onde as pessoas consideradas 'um transtorno social', por suas pseudo debilidades, são altamente mal tratadas.

O que ocorre, é que os manicômios recebem mensalmente uma renda para manter os custos  ,"os médicos, enfermeiros", que  são utópicamente concursados ( o que é determinada por lei).

No entanto, quantas vezes algum de vcs já ouviu falar em concursos públicos para área de saúde mental?
Isto é facilmente explicado. Os "psiquiatras"que pertecem a este seleto grupo, que por experiência própria posso chamar de demoniaco, não são concursados, entram atraves de pistolões, que são tb devidamente renumerados para tal, e se prestam a participar do enriquecimento ilícito em troca da insanidade alheia.

Istó se dá, porque toda vez que se aumenta considerávelmente o número de pacientes no estabelecimento, é passado uma solicitação para a secretaria de saude,  de aumento de verbas, que pasmem ( ....) , e estranhamente e pontualmente repassada, mas infelismente não cumpre o papel a que veio. Este grande capital de investimento, é irmamente rateado entre os "médicos"responsáveis, administradores e os laranjas que facilitam a transação.

  Os chamados "agentes recolhedores", são na maioria das vezes enfermeiros ( mal preparados) que tem como função ir as ruas e abrigos, e recolher pessoas, para assegurar o funcionamento do esquema, aumentar a renda da Istituição e manter seu emprego de salário razoável.
No entanto, nesses casos, não importa a debilidade mental da pessoa recolhida, basta não ter família,ou ser um drogado ou em caso de possuir, basta uma família confiar nas informações sobre o "médico"responsável ( que geralmente é renomado).
No entento de fazer render a mamata, esses "psiquiatras" transferem pacientes internos de clinicas particulares ( que não difere muito das públicas em seu esquema) , convencendo a família desesperada , de melhor controle do paciente.

Então vem a pior parte, o enloquecimento de quem muitas vezes não é louco,, dos condenados pela miséria e pertubados pela subvida nas ruas, dos drogados inconseguentes e muitas vezes primários ( os que usam drogas a pouco tempo ou apenas uma vez) , a eles, é forçado  um caminho muitas vezes sem volta, com medicamentos que causam o efeito fisiológico/mental  de eletrochoques, os conhecidos como "sossega leão", que certamente é muito mais barato do que a tratamento adequado e não traumático, quando necessários.

Por que nunca se soube claramente os motivos de um morador de rua  pelo fato de não permanecer nem retornar aos abrigos depois de já ter estado  em um?
Simples, Porque quando os demônios de branco chegam, não há escolhas.

Dentro desses depósitos  humanos as regras são como uma ditadura. Caso o paciente tenha família, só poderão ter contato após 15 dias da data da internação do mesmo, este procedimento não faz parte de nenhuma prática de adaptação, mais este tempo é essencial para enlouquecer e sedar os que não necessitam, para que fiquem aparentemente e potencialmente pertubados e passíveis a permanência.
A familia e visitante, não podem em hipótese alguma adentrar as instalações onde fican os paciêntes, os "psiquiatras"alegam que, poderia causar transtorno aos que lá foram abandonados e atrapalhar o tratamento, mas na realidade, assim , evitam que sejam vistos os locais onde os internados permanecem deitados no chão ou em extrados de ferro das camas quebradas, nas chamadas "enfermarias". Muito dos pacientes permanecem contidos ( amarrados) , por não assimilarem a ordem de permanecer em um certo recinto,  então defecam  em torno e em sí mesmo, e lah permacem durante dias, aos que não conseguem banhar-se por perda da cordenação motora ( causada por medicamentos que fazem parte do "tratamento") também permanecem busuntados de fezes , e por causa disso tiram suas roupas para melhorar as feridas que os detritos causam na pele.. Estou falando de idosos, pessoas, não esqueçam.
  Obtem, conforme a paciência, do enfermeiro que toma conta, um "banho de sol", como presidiários, onde [podem ficar vagando como zumbis, em pátios imundos durante algumas horas, o que nessa situação é um previlégio, nessas horas é que são feitas as faxinas nas cabeças, que são raspadas , para evitar a ploriferação de piolhos nos funcionários.
As visitas são semanais após a quinzena dos reçem chegados,, visitas estas que se dão nos jardins , muito bem cuidados e aberto ao público, que não faz idéia do que acontece por detrás daquelas paredes.


Os familiares são préviamente convencidos , que os novatos, tendem a agressividade,, que eles chamam de 'crise de abstinência" ao  medicamento recomendado ao "tratamento", que podem causar: alucinação, paranóia de mania de persiguição e  desvio de conduta social, orientando os parentes a ignorarem os pedidos e apelos do ente internado e isto é automáticamente funcional.

Eis então a essencia da loucura, esses apelos sem voz , esses olhos sem cor.

  Este depoimento tem seu fundamento enraizado. e não baseado em palavras apenas.

Deixo claro, que não descarto a importâncio de Hospitais Psiquiátricos, mas reclamo uma reformulaçào na estrutura da área de saúde mental, e fiscalização sanitária para  extinçào deste tipo de fatos que, surrealmente ocorrem nos dias de hoje.

Experimente vc, Deserdado, visitar um manicômio, ou uma das famosas casas Leão  XIII, ( que são manicômios disfarçados de abrigo) , e verá, certamente, que não somos, exatamente nós, os verdadeiros  deserdados pela vida.

Nota I : Este depoimento, demostra claramente os relatos do filme"Bicho de Sete Cabeça", porém as particularidades citadas, são de responsabilidade de quem vos escreve.

  Texto escrito  no último dia de um(a)  paciênte anonimo ( a)  a seus pais ,
   permanecia durante 6 meses internado (a) no Hospital Psiquiátrico e de Desentoxicação Aldeia.

Narcolepsia

Todas as alvoradas,
Milhares de olhos se abrem,
E talvez em poucos minutos,
Quando nada houver para ser dito
Pensaremos em tudo que costumamos acreditar, pelo menos
em alguns momentos.
Tudo que segue massacrado pela sociedade,
Que asfixia e ressurge como a fênix.
Conscientes da importância e dos clichês,
Nos preocupamos sem saber o porque.
Para não fugir a regra,
A miséria que assola o país,
No voto de confiança que depositamos nos carrascos,
Que nos guia, dia após dia.
Desmemorálvel realidade maldita,
Perdida na razão da insanidade do dinheiro,
Atrás das paredes brancas dos depósitos de loucura.
Sortes daqueles apoiados pelo belo berço familiar,
Sorte, porque podem ser mais dignos.
Azar daqueles que a pobreza enlouqueceu,
Por ver passar fome seus filhos.
Azar dos abandonados pela vida.
Azar dos filhos de pais politicamente corretos,
Que culpam as drogas, justificando a conseguencia de seus erros
Azar dos choques por mau comportamento,
Dos pensamentos por conseqüência desordenados.
Nada que o tempo não possa piorar,
E enobrecer o medico responsável.
Nada que as verbas governamentais
Possam fazer além de enriquecer a loucura,
O graduado doutor loucura
Que durante anos a fio,
Aprendeu a matar o que à vida pertence:
A alma.
Levem -me desse inferno tranfigurado de branco e verde
Devolvam o espelho para o limite do penhasco da razão!
Devolvam aos sábios a ambigüidade do narciso!


Pais, me levem daqui!

Anônimo (a)



              O Buraco do Esppelho.

O buraco do espelho está ...fechado,
agora eu tenho que ficar ...aqui
com o olho aberto e o outro....acordado
do lado de lá onde eu caí.
Do lado de cá não tem ...acesso
Mesmo que me chamem pelo nome,
mesmo que permitam meu regresso.
Toda vez que eu vou...a porta some.
A janela some na parede.
Da palavra água se dissolve,
e da palavra sede a boca cede.
Já tentei durmir a noite... inteira.
4,5,6 da madrugada,
vou ficar aqui nessa cadeira,
com uma orelha aberta outra fechada.
O buraco do espelho está fechado...
agora eu tenho que ficar... agora
Vim pelo abandono ...abandonado
Aqui dentro do lado de fora.

                  A.A.


    
A insanidade ou a falta dela, jamais foi uma ciência exata.
     Porém a tão temida loucura, para os sanos em suas debilidades,
     é tào somente para um louco, a visão do mundo , amplificada.
                                                                       Stacy


Nota II: Atualmente, Astregésilio Carrano Bueno move uma açào contra o "médico psiquiatra"e a Instituição no qual permaneceu interno. Conseguiu provar aos tribunais que está cientes de suas faculdades mentais, ou seja recuparado, para entào mover também uma ação conjunta, a outros ex pacientes  ativistas de manicômios como o que ele ficou.
O "médico"que lhe aplicou 23 eletrochoques, entrou com um recurso, alegando injúrias , difamações, perdas e danos morais, e continua recorrendo.
Entrou também com um recurso  para impedir a divulgaçào do filme e do livro canto dos malditos e Bicho de Sete cabeças, mais no entanto sem sucesso.
Os ex pacientes  e ativistas agradecem se divulgaem e pensarem sobre esta causa.
Pois nunca se sabe ate aonde pode-se ir...
Onde estão os direitos humanos, para ser humano?

Nota III: Eu estive afastada do relatado movimento por motivos pessoais, mais sei que preciso voltar, por mim, e por um  amigo que permanece neste lugar.. Não deixarei de ler ou responder e-mails deste grupo.
Conto com a colaboração e compreensão de todos vcs.

                                                         Marina S. M. ( Stacy)